Receitas/Recipes
Deixe um Comentário

Feliz Natal! {Merry Christmas!}

É Natal! É Natal! Tralálálá!

Pois é, chegou o Natal com cores, brilhos, músicas alegres. Enfim, coisinhas boas que andamos todos a ansiar o ano inteiro (falo por mim, ahaha).

E, como todos sabemos, no fundo, o Natal acaba por ser uma época para se comer, e comer bem! Aquela altura do ano em que estamos no carinho da família, em volta de uma mesa a falar do ano que passou e daquele que vai passar. A mesa, essa, é farta e repleta de iguarias, mas… repletas de carnes, açúcares, gorduras, leite, massas, ovos, enfim… um pesadelo para quem é vegetariano, vegan ou mesmo intolerante aos ovos, latícinios e/ou glúten.

Pois bem, serve o presente post para vos animar! É que o Alecrim tem a solução para muita coisa. Porque o Natal não tem de ser época de excessos, nem de quebras na rotina da vossa dieta alimentar. Pode haver sim, um Natal diferente, até porque: “a tradição já não é o que era”, e “cada cabeça sua sentença”. Portanto, cada um é livre de fazer e de comer o que quer. Querem umas dicas?

ENTRADAS

A ideia é não exagerar por aqui. Já sabemos que vamos ter um belo repasto logo a seguir e depois as adoráveis sobremesas. As minhas dicas vão para alguns pratos do Jamie Oliver:

Vegetariano: Funghi al forno ripieni di ricotta

Baked Mushrooms

Vegan: Vegan Summer Rolls

Vegan Summer Rolls

Sem Glúten: Gluten-Free Veggie Pasties

Gluten-Free Ceggie Pasties

PRATO PRINCIPAL

Aqui há várias opções, consoante os gostos. Há quem queira manter a tradição e tentar imitar ao máximo o bacalhau, o polvo ou o perú, tão característicos desta época; outros há, que preferem fazer um prato mais criativo e demorado, até porque o dia é de festa. Pois bem, o mundo aqui é ilimitado, mas em termos de receitas, sugiro assados no forno ou cozidos. Deixem os fritos de lado e sejam originais. Para aqui escolho alguns pratos da família do Green Kitchen Stories:

Vegetariano: Chestnut Tart with Oyster Mushrooms

Chestnut Tart with Oyster Mushrooms

Vegan: Baked Herb & Pistachio Falafel

Baked Herb & Pistachio Falafel

Sem Glúten: Pumpkin Pasta

Pumpkin Pasta

SOBREMESAS

Agora é que se estraga tudo! Ou então não! Dou-vos uma dica: peguem num pratinho de sobremesa e coloquem lá todas as sobremesas que querem. É claro que só poderá ser uma pequena porção de cada uma, mas dá para ficar bem satisfeito e sem mais desejos. Para umas sobremesas mais saudáveis, fiz uma escolha do Honestly Healthy:

Vegetariano: Christmas Pudding

Christmas Pudding

Vegan: Mince Pies

Mince-Pies

Sem Glúten: Cranberry Gallette

Cramberry-Gallette

BEBIDAS

Em termos de bebidas também há alguns limites. No lugar de vinhos brancos suaves e adocicados prefiram um belo copo de vinho tinto, ou branco seco. E, no lugar da cerveja, prefiram água e sumos de fruta naturais.

Como dá para ver, dá para passar um Natalinho vegetariano, vegan, sem-glúten e acima de tudo saudável, sem grandes dores de cabeça.

E, por agora, só vos desejo um óptimo Natal na companhia de quem  mais vos aqueça o coração! Encontramo-nos antes da passagem de ano, para mais umas dicas! 😉

Com amor ❤

Anúncios

Parece apetitoso? Comenta. {Does it look tasty? So, leave a comment}

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s