Empadinhas de Grão, Tomate Seco e Cogumelos

_MG_1425

Já andava a magicar esta receita há algum tempo, admito. Admito, também, que a junção saiu bem à primeira. Verdade seja dita: penso bastante antes de me meter na cozinha e inventar; até porque não gosto nada de estragar papinha. E pronto, podem estar descansados, que esta receitinha foi pensada com muito, mas muito amor (como é normal :D ).

Estas empadinhas são ótimas para fazer no dia anterior e levar para um almoço rápido no trabalho (ou lanche). São perfeitas morninhas mas, também, se apreciam muito bem frias. Sozinhas, ou acompanhadas da salada ou dos legumes que mais gostarem. Estas foram acompanhadas pela minha Courgette Tostada com Parmesão, e soube-me que nem ginjas.

Querem experimentar uma receita nova para a vossa marmita? Cá vai:

_MG_1390

  • Ingredientes (para 2 empadinhas):
  • 1/2 base de tarte integral (receita aqui)
  • 1/2 copo de grão de bico cozido
  • 4 cogumelos picados
  • 1/2 cebola picada
  • 4 tomates secos picados
  • Azeite q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Queijo de cabra q.b. (opcional)
  • Salsa picada q.b. (opcional)
  • Utensílios: 2 ramekins

1. Estender a massa com um rolo numa folha de papel vegetal ou sobre uma superfície enfarinhada. Cortar dois círculos do tamanho da abertura dos ramekins; fazer uma cruz ao centro com uma faca e reservar. A massa restante divide-se em duas porções. Estender essas duas porções em dois círculos maiores, de forma a conseguir forrar os dois ramekins. Forrar os ramekins com papel vegetal e a seguir com a massa. (Os círculos mais pequenos – que se cortaram ao início – servirão para cobrir as empadinhas depois de recheadas). Reservar.

2. Num processador de alimentos, moer o grão de bico até formar uma pasta. Se gostarem de salsa, podem adicionar uma mão cheia dela, picadinha, a este preparado. Reservar.

3. Saltear a cebola no azeite até ficar transparente. Juntar os cogumelos e os tomates secos. Temperar com pimenta a gosto, e saltear até não haver água na frigideira.

4. Para rechear os ramekins: coloca-se primeiro uma camada da pasta de grão, seguida do salteado de cogumelos e tomates secos. Se quiserem colocar o queijo de cabra, podem adicionar, nesta altura, uma fatia sobre as camadas anteriores.

5. Tapar as empadinhas com os círculos pequenos que se cortaram ao início.

6.  Levar ao forno a 200º C, durante, mais ou menos, 40 minutos; ou até a massa ficar dourada e crocante.

_MG_1421 _MG_1426

Com amor <3

About these ads

Parece apetitoso? Comenta.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s